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Prefeito

Euripedes Miguel Manso
Nascimento: 06/06/1958
Naturalidade: Itaucu/GO
Estado Civil: Casado
Ocupação: Professor 

Competências: Elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a ideia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.

Contudo, o prefeito não governa sozinho, e por isso depende de apoio político da câmara municipal, assim como de outras esferas governamentais, ou seja, do governo estadual e federal. A ajuda destes dois últimos se dá através de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais, os quais, principalmente no caso de prefeituras de pequenos municípios, tornam-se fundamentais para o atendimento das demandas locais. 

Cabe ao prefeito:

  • Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes;
    •         Organizar os serviços públicos de interesse local;
    •         Proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
    •         Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
    •         Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;
    •         Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
    •         Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
    •         Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;
    •         Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
    •         Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
    •         Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;
    •         Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
    •         Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma; 
    •         Planejar, comandar, coordenar e controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo.

 

 

NOVA AMÉRICA

Fundação: 1958
Aniversário: 14 de Novembro
Gentílico: novo-americano
População: 2.254 habitantes
Área: 212.023 km²
Localização: ver mapa